Acadêmicos de Farmácia

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Somos Acadêmicos do Curso de Farmácia pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Projeto: APS Modismos em nutrição Grupo: Carboidrato Equipe: Angélica Rebouças Camila Evania Alves Felipe Moura Isadélia Sara Jayrlla Moura Natália Viana

domingo, 29 de novembro de 2015

GORDURAS X CARBOIDRATOS – O QUE É PIOR?

Quem são os vilões? Quem são os mocinhos?

De acordo com matéria publicada pela Folha Online, a dieta de Atkins pode finalmente ter provado sua eficácia. O texto fala sobre um dos mais longos e abrangentes estudos já desenvolvidos, que comparou um regime pobre em carboidratos e a chamada dieta do Mediterrâneo (baseada em frutas e verduras frescas). A pesquisa resultou numa grande surpresa: cortar os carboidratos ajuda a perder peso mais do que o tradicional corte de gordura do cardápio. Além disso, a dieta de baixo carboidrato melhorou ocolesterol mais do que as duas outras.
a)Dieta rica em gordura é melhor do que aquela baseada em frutas e verduras frescas.
b) Cortar carboidratos do cardápio é melhor do que cortargordura.
Correto??? Errado!!!
Segundo matéria transmitida pelo Bom Dia Brasil, na guerra contra a balança, o carboidratonão é mais o inimigo número um de quem está acima do peso. Agora é aliado!!!!
Na matéria, os especialistas explicam que quando se tem um consumo muito reduzido de carboidrato, o organismo vai buscar a energia necessária para as atividades diárias em outras estruturas corporais: normalmente na proteína, que está armazenada na nossa musculatura. O resultado é que a pessoa emagrece, mas em vez de perder gordura, perde músculo.
O “pulo do gato” estaria em ter uma alimentação balanceada, comer de três em três horas e cortar os carboidratos só à noite. Claro que, tudo isso, conjugando alimentação saudável com atividade física.
Será? Vamos esperar por mais :))
Conheça a famosa dieta 
_______________
A dieta mediterrânea(européia) tradicional se caracteriza pela abundância de alimentos como pão, massas, verduras, saladas, legumes, frutas e frutas secas, azeite de oliva como principal fonte degordura, moderado consumo de pescado, aves, produtos lácteos e ovos, pequenas quantidades de carnes vermelhas e pequenas ou moderadas quantidade de vinho, consumidas normalmente durante as refeições. Esta dieta é pobre em ácidos graxos saturados, rica emcarboidratos e fibra, e tem alto conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados derivados do azeite de oliva.
_______________
A famosa dieta protéica do cardiologista americano Robert Atkinsconsiste em baixar a produção de insulina – hormônio produzido pelo pâncreas, que tem poder anabolizante, isto é, entre outras coisas, dá fome. Isso é conseguido cortando carboidratos(pão, massas, batata, frutas, vegetais) da dieta, pois é esse nutriente que estimula a produção do hormônio. O médico montou então um cardápio em que mais da metade das calorias (57%) vem da gordura de carnes, ovos, óleos, laticínios, margarina e maionese. Menos carboidrato, menos insulina, menos fome, mais fácilemagrecer. Esse corte radical leva à queima mais intensa de gorduras, já que uma das tarefas da insulina no corpo é economizar gordura para manter em alta as reservas de energia. Surpreendido pela falta de massas, pães, doces – alimentos de onde tira seu combustível básico, a glicose -, o metabolismo tem de buscar outra fonte de energia: a gordura! Parte dela é absorvida, parte é queimada e um montão simplesmente eliminado.
RESPONSÁVEL :JAYRLA DIAS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário