Acadêmicos de Farmácia

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Somos Acadêmicos do Curso de Farmácia pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Projeto: APS Modismos em nutrição Grupo: Carboidrato Equipe: Angélica Rebouças Camila Evania Alves Felipe Moura Isadélia Sara Jayrlla Moura Natália Viana

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Carboidratos refinados causam dependência

Cada vez mais, pesquisas têm indicado a relação entre o consumo de carboidratos refinados e uma suposta dependência alimentar causada pelo seu  constante consumo dentro de uma perspectiva neurológica e científica. Este conceito está chamando a atenção de diversos pesquisadores recentemente, para estudar esta relação e seu potencial para levar indivíduos ao sobrepeso e a obesidade.
Estudos têm demonstrado que alimentos com valor de recompensa alto, como por exemplo tortas, bolos, biscoitos e alimentos ricos em trigo e açúcar ativam os centros de recompensa do cérebro podendo gerar compulsão alimentar.
 carboidratos refinados estimulam regiões do cérebro  responsáveis pela dependência química e compulsão alimentar.
Dr. David Ludwig , diretor do centro de prevenção da obesidade do Hospital Infantil de Boston e sua equipe conduziram uma análise do cérebro de 12 homens com sobrepeso, depois de consumirem dois tipos diferentes de milkshakes. Ambos os milkshakes possuíam o mesmo número de calorias, mas um possuía carboidratos de digestão rápida (açúcar) e o outro foi preparado com carboidratos complexos com baixo índice glicêmico e digestão lenta.
Esta análise foi conduzida por meio de imagens geradas através de equipamentos de leitura cerebral com o intuito de medir o potencial viciante de certos alimentos, representado pela ativação de áreas cerebrais responsáveis pelo vício. A área do cérebro chamada núcleo accumbens, responsável pela memória de cargas emocionais intensas e o vício foi ativada intensamente algumas horas após o consumo do milkshake rico em açúcar, no momento em que os níveis de glicose sanguínea despencaram após terem subido drasticamente. Em outras palavras, a alta oscilação nos níveis de glicose sanguínea fazem com que o cérebro se mobilize para  que o indivíduo haja consumindo mais carboidratos como um mecanismos homeostático natural.
Segundo o autor do estudo Ludwig:
 Os exames mostraram intensa ativação em regiões cerebrais envolvidas no comportamento viciante
A conclusão óbvia do estudo de acordo com Dr. Ludwig, autor do estudo, foi a de que a restrição de carboidratos refinados como pães e o açúcar é essencial para auxiliar indivíduos obesos a diminuir os “desejos” por estes alimentos que causam a compulsão alimentar.
Natália Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário