Acadêmicos de Farmácia

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Somos Acadêmicos do Curso de Farmácia pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Projeto: APS Modismos em nutrição Grupo: Carboidrato Equipe: Angélica Rebouças Camila Evania Alves Felipe Moura Isadélia Sara Jayrlla Moura Natália Viana

terça-feira, 10 de novembro de 2015

CARBOIDRATOS AJUDAM NO COMBATE A DEPRESSÃO E ANSIEDADE



O carboidrato possui serotonina, ela é responsável por promover uma sensação de prazer e calma. Confira:



Carboidratos ajudam no combate a depressao e ansiedade
Os carboidratos em geral são fontes de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina


Contra a depressão e a ansiedade, os carboidratos são ótimos aliados. “Somos um dos recordistas no consumo desses alimentos”, diz João César Soares. Ao contrário de muitos especialistas, o endocrinologista acredita que a ingestão moderada de pães, macarrão, arroz e milho, entre outros alimentos do grupo, contribua para o bom funcionamento do cérebro.

Em geral, eles são fontes de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que estimula a função alimentar. “Dentro do cérebro, o triptofano auxilia na produção da serotonina”, diz o médico. “E esta substância é encontrada nos doces. Por esta razão, alimentos ricos em açúcar são capazes de promover uma sensação de prazer e calma”, explica a nutricionista Sonia Trecco.
No entanto, ela alerta que a prática de uma atividade física também produz o mesmo efeito, e com a vantagem de atuar na perda de peso. “Quando estamos sobre a ação de sentimentos negativos, desenvolvemos uma espécie de ‘compulsão’ pelo alimento. Só que, mais tarde, isso pode trazer tristeza – pois, se ingeridos em alta quantidade, os carboidratos engordam”, lembra.

Fonte:Revista Viva Saúde Ed.81


Responsável: Angélica Rebouças












Nenhum comentário:

Postar um comentário