Acadêmicos de Farmácia

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Somos Acadêmicos do Curso de Farmácia pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Projeto: APS Modismos em nutrição Grupo: Carboidrato Equipe: Angélica Rebouças Camila Evania Alves Felipe Moura Isadélia Sara Jayrlla Moura Natália Viana

terça-feira, 13 de outubro de 2015

  

 Química dos Carboidratos

  •   Os carboidratos são as moléculas orgânicas mais abundantes da natureza.
  •  Constituem ¾ da massa seca de todas as plantas (grãos, verduras, hortaliças).
  •  São produzidos pelas plantas verdes na fotossíntese a partir da H2O, CO2 e luz solar. A energia é armazenada nas suas ligações químicas. Os carboidratos obtidos na natureza são normalmente a celulose e a sacarose, e com maior freqüência o amido. Dos quais por hidrólise são obtidas a glicose e a frutose.
 As moléculas dos carboidratos são constituídas por C, H e O.                                                                                                                                                                                                                            
Classificação e nomenclatura dos carboidratos: 
 •   Fórmula geral: Cn(H2O)m  
    São classificados de acordo com seu tamanho molecular em: 

 


Monossacarídeos 
          Tem 4,5,6 carbonos, 
        Estes sacáridos são distinguidos pela orientação dos grupos hidroxilo(-OH). Isto dá-lhe propriedades químicas e organolépticas especiais. 

     Os monossacarídeos podem ser encontrados na forma de um anel e linear. A frutose é um exemplo deles.

          Dissacarídeos

Neste grupo incluem sacarose, maltose,ou lactose. Estes são formados juntando os monossacárideos diferentes que são específicos carbonos ligados a cada molécula.

         Polissacarídeos

 •  Estes representam a fonte de reserva de carboidratos simples. Estruturas mais complexas são formadas pela junta de vários sacarídeos diferentes. Por exemplo, o amido é uma mistura de amilase e amilopectina, mas por sua vez, amilase tem entre 200 e 20.000unidades de glicose que são implantadas sob a forma de hélice.
 Neste grupo podem também se encontrar a celulose, um polímero de cadeia longa não ramificada de BD-glicose, que tem estruturas rígidas
As fórmulas dos carboidratos estão a tornar-se mais complexas de acordo com a quantidade de sacárideos que tenham, e isto dependerá da sua funçãoespecífica.
Monossacárideos e dissacárideos são facilmente absorvidos e rapidamente metabolizados pelas células. Em vez, polissacarídeos, nas suas diferentes versões, são mais difíceis de digerir e absorver, porque são estruturas complexas formadas por açúcares muito mais simples.
Esta informação é muito útil, pois ajuda a entender que comemos quando se fala de carboidratos complexos ou simples.


RESPONSÁVEL : JAYRLLA DIAS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário