A glicose, um carboidrato simples, é a principal fonte de energia que nosso corpo precisa para desempenhar suas funções vitais. Eliminar a ingestão de carboidratos (pães, cereais, grãos, tubérculos e massas), significa comprometer o fornecimento do principal combustível. Carboidrato só se transforma em reserva de gordura corporal (pneuzinhos) se não houver gasto energético.
QUE CARBOIDRATOS ESCOLHER?
Grãos e cereais integrais (+ alimentos feitos com eles) contêm sementes inteiras dos grãos, com os três componentes: germe, endosperma e farelo. Alimentos refinados não têm farelo nem germe, o que significa que a maior parte da vitamina B, certos minerais e fibras foram retirados. Sempre é bom lembrar que as vitaminas do complexo B são essenciais no metabolismo de energia, na transmissão dos impulsos nervosos, no bem-estar e, conseqüentemente, no controle da compulsão alimentar.
Todos os grãos e cereais contêm principalmente carboidratos, mas geralmente os integrais têm de três a sete vezes mais fibras do que cereais refinados.
Quando se come alimentos refinados, os carboidratos viram glicose rapidamente e entram na corrente sangüínea. No caso dos integrais, como têm a fibra intacta, os carboidratos demoram mais tempo para serem absorvidos. Isso ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, aumenta a sensação de saciedade e adia a fome. O ponto importante é saciar a fome, pois, independentemente da fonte que fornece o nutriente, as calorias também contam. A única forma de perder peso é comer menos calorias do que se queima.
COMO IDENTIFICAR OS INTEGRAIS ?
A cor não serve como referência. Pão preto pode conter melado, caramelo ou açúcar mascavo, mas nenhuma fibra. No caso da aveia, sua cor é clara porém, é um cereal integral.
A lista dos integrais é longa. Alguns produtos são mais conhecidos: trigo integral, aveia integral, centeio integral, cevada, trigo sarraceno, milho integral, arroz integral e arroz selvagem e pipoca. Outros são pouco usados: grano (trigo levemente perolado), farro (outra forma de trigo), kamut, quinoa, amaranto, millet, sorgo, spelt (similar ao farro), teff (Eragrostis abyssinica) e triticale (uma cruza nova de centeio com trigo). Quando um alimento tem muitos grãos integrais, o primeiro item da lista de ingredientes, estampada no rótulo, deve ser a matéria prima integral utilizada no prepapro do produto. Depois, vêm os ingredientes que são pelo menos 51% integrais. Uma série de estudos mostra que, além de promover a saciedade e auxiliar nas dietas de emagrecimento, as fibras dos grãos e cereais integrais (além de frutas e vegetais) podem reduzir o risco de câncer, doenças cardíacas, diabetes, pressão alta e derrame.
RESPONSÁVEL : JAYRLA DIAS
|
Aqui você encontrará tudo sobre carboidratos! Curiosidades, informações, e muito mais!
Acadêmicos de Farmácia
- Vamos falar de Carboidrato...
- Fortaleza, Ceará, Brazil
- Somos Acadêmicos do Curso de Farmácia pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza. Projeto: APS Modismos em nutrição Grupo: Carboidrato Equipe: Angélica Rebouças Camila Evania Alves Felipe Moura Isadélia Sara Jayrlla Moura Natália Viana
domingo, 6 de dezembro de 2015
CARBOIDRATOS E GRÃOS INTEGRAIS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário